Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Quer tornar sua aula mais atraente e interativa? Utilize o pontencial da internet! Confira 5 ferramentas poderosas para chamar a atenção e aumentar o desempenho de estudantes

A internet está cada vez mais presente na rotina de professores/as e estudantes. Muitos/as professores/as já utilizam as ferramentas online como uma maneira de atrair o interesse dos estudantes e tornar a aula mais dinâmica. O problema é que nem sempre as tecnologias são voltadas para a educação, o que pode tornar o recurso um tanto duvidoso. Felizmente, existe uma série de ferramentas voltadas especificamente para a educação, porém pouco divulgadas. 

Confira algumas delas e insira o uso da tecnologia na sua aula com sucesso:

 5 ferramentas online poderosas para professores/as usarem em sala de aula: 

1. Wikispaces Classroom

O Wikispaces Classroom é uma plataforma social de escrita na qual os estudantes podem compartilhar pensamentos, imagens, textos e projetos, além de discutir tarefas e se expressar de maneira livre. A ferramenta permite que o conteúdo seja privado, de maneira que só as pessoas autorizadas tenham acesso a ele. O Wikispaces permite um relacionamento mais próximo com os estudantes e pode ser utilizado como um novo canal de comunicação com estudantes de qualquer idade.

 2. Edmodo

O Edmodo é um ambiente de aprendizagem online muito popular, que permite que as discussões estabelecidas em classe possam ser levadas para outras áreas. A plataforma permite que o progresso dos estudantes seja monitorado e novos aplicativos personalizados estão disponíveis com o objetivo de melhorar o aprendizado. É útil para que os professores avaliem o desempenho dos estudantes e discutam com outros professores novas estratégias de ensino.

3. 123ContactForm

O 123ContactForm é um construtor de formulários online altamente adaptável, que podem ser personalizados, publicados e compartilhados em diversas plataformas. Além disso, permite que o educador dê feedback para as atividades de classe e avaliações feitas durante a aula, com o objetivo de facilitar a comunicação com os alunos.

4. Edublogs

O Edublogs é uma plataforma de hospedagem de blogs voltada especificamente para a educação. Esse tipo de atividade é ideal para encorajar a criatividade dos estudantes, além de dar a eles a oportunidade de desenvolver diversas habilidades. A plataforma não permite anúncios e por se relacionar à educação, é completamente segura para os/as alunos/as.

5. WDWDT

O WDWDT é um sistema de mensagens personalizado para estudantes e professores/as. Seu objetivo é ser um ponto de encontro onde professores/as e estudantes possam se comunicar de maneira simples e rápida. É útil para aproximar o relacionamento com os alunos de maneira individual e deixá-los a par das atividades que acontecerão em sala de aula.

Fonte: Universia Brasil


BUSCA